quarta-feira, novembro 10

O poeta Castro Alves

Conheça um pouco da vida e da obra do “poeta dos escravos”
Castro Alves e as palavras  
Cada artista usa os materiais próprios da sua arte para criar. O pintor usa as tintas, o cineasta usa o filme, o poeta usa as palavras. O poeta pode usar as palavras como brinquedos, para criar coisas belas, e como armas, para lutar pelas coisas que ele acha certas. 
Há 150 anos, em 14 de março de 1847, nasceu na Bahia um dos mais importantes poetas brasileiros: Castro Alves. Ele não usava as palavras para brincar. Castro Alves fazia poemas lindos, mas fortes e impressionantes, porque ele sabia usar as palavras para mostrar o que era injusto e precisava mudar.
Na época em que Castro Alves viveu, ainda havia escravos no Brasil. Ele via e sentia que isso precisava mudar. Usou as palavras para compor poemas e defender a liberdade de todos e acabar com a escravidão no Brasil.
Castro Alves ficou conhecido como “O Poeta dos Escravos'', e seus poemas mais conhecidos sobre a escravidão são "Vozes d'África'' e ``O Navio Negreiro''.Este é um longo poema em que ele descreve a situação dos negros nos porões do navio, quando eram transportados como carga da África para o Brasil.
Castro Alves usa as palavras para protestar contra o sofrimento dos escravos.Mas sua poesia não era só sobre esse tema. Como todos os poetas, ele amava os livros, a natureza, a beleza feminina, a liberdade e a justiça. Outras poesias de Castro Alves falam do poeta como um sonhador, um viajante, um aventureiro. Porque a pátria do poeta é o reino das palavras. Por meio delas, ele realiza suas aventuras
                                                                                            Evelina Hoisel
Interpretação do texto
1.O texto que você acabou de ler é informativo. O que ele está informando?
2. Por que Castro Alves ficou conhecido como poeta “o poeta dos escravos”?
3.O que Castro Alves defendia com suas palavras?
4. Que poemas famosos de Castro Alves são citados no texto?
6.Sobre que outros assuntos o poeta escreveu ?
7. Segundo o texto, que meio o poeta usou para viver suas aventuras?
8. O que mais impressionou você no texto sobre Castro Alves? Por quê?


Referência :
A palavra é sua:lingua portuguesa,  5ª série Maria Helena, Luf Ed . reformulada.-Sao Paulo:Spcione,2000

Um comentário:

Grazi Bittencourt disse...

O texto mais bem resumido que já li até agr sobre o poeta! Ótimo trabalho...