quarta-feira, outubro 6

Texto

A contaminação do ambiente
Com a explosão demográfica dos últimos tempos, a urbanização crescente e a retração dos campos e matas, a espécie humana vem ocasionando a lenta destruição da flora e da fauna. As zonas florestais como que se encolhem sobre a superfície terrestre, ao peso do asfalto e dos blocos de concreto que proliferam no expandir das cidades. Enquanto isso, ao contrário do papel purificador do ar atmosférico desempenhado pela vegetação, o homem, com as suas máquinas, suas indústrias pesadas, suas usinas nucleares e seus veículos, contamina cada vez mais o seu ambiente.
Inúmeras pesquisas têm revelado que nas grandes metrópoles, como Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Detroit, Londres, Tóquio e São Paulo, o índice de poluição do ar tem aumentado assustadoramente, condicionando uma incidência cada vez maior de doenças pulmonares e sistêmicas, com a consequente diminuição do tempo de vida médio dos indivíduos. Por vezes, a ameaça à segurança das populações se torna alarmante. Foi o que aconteceu numa usina nuclear da Pensilvânia, na Ilha das Três Milhas, em 28 de março de 1978, quando teve lugar um escapamento de gases radioativos para a atmosfera e a formação de uma grande bolha de hidrogênio numa das câmaras da usina, pondo em risco a integridade dos habitantes de uma vasta área dos Estados Unidos. Durante vários dias, a opinião pública mundial se voltou para o acidente da usina de Three Miles Island. O mesmo drama ainda voltaria a se repetir, em proporções já então catastróficas, alguns anos depois, em Tchernobyl, na União Soviética.
Muitas indústrias lançam seus detritos e produtos tóxicos nos rios e mares, ocasionando a morte de peixes, de algas e do plâncton indispensável à cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos. O uso imoderado de detergentes não-biodegradáveis, isto é, que não se destroem pela ação de microrganismos, vem contaminando as águas e provocando o extermínio da flora e da fauna dos rios e mares. Isso não sucedia antes, com o uso dos sabões comuns, feitos de gordura animal ou vegetal.
Na agricultura, a utilização indiscriminada, por parte dos lavradores, de inseticidas e pesticidas extremamente tóxicos, como o DDT e o BHC, frequentemente lançados por aviões sobre as lavouras, leva à assimilação de tais produtos pelas plantas. Como estas são utilizadas na alimentação humana, transferem para o homem uma razoável quantidade, por efeito acumulativo, desses venenos.
Na poeira radioativa que existe na atmosfera, proveniente das experiências com armas estratégicas das grandes potências, encontra-se o estrôncio-90, radioisótopo cuja vida média é de aproximadamente 30 anos. Nesse período, ele se precipita para o solo, é incorporado pelas plantas, e como estas servem de pasto ao gado bovino, o elemento radioativo passa ao organismo dos animais. Através do leite, o estrôncio-90 chega ao homem. Como é um competidor do cálcio, vai-se localizar nos ossos, onde permanecerá por toda a vida do indivíduo, emitindo radiações ionizantes. Ele tem sido, por isso, incriminado como um dos fatores cancerígenos mais comuns.

José Luís Soares. *O rastro da vida*: uma pequena história de bilhões de anos. São Paulo, Moderna, 1990. p. (90-91.)

ENTENDIMENTO DO TEXTO

1. Qual a ideia central do texto ?
2. Cite alguns dos problemas ambientais de que o texto trata.
3. Onde esses problemas aparecem de forma mais aguda?
4. O texto cita um exemplo de acidente que ameaça assustadoramente a segurança das populações. Qual o acidente mencionado? Quando aconteceu e onde?
5. O texto fala ainda de uma repetição desse tipo de acidente, em outro local. Onde?
6. O progresso e a maior facilidade para a realização de tarefas domésticas trouxe um sensível prejuízo à flora e à fauna dos rios e mares. Qual o agente causador dessa agressão? Explique.
7. E na agricultura, quais os principais agentes poluidores citados no texto?
8. Um elemento poluidor é mencionado como fator altamente cancerígeno. Qual é e onde se encontra?
9.As informações do texto são baseadas em hipóteses ou em fatos reais? Justifique sua resposta.

Nenhum comentário: