Memórias Literárias
Memórias versus memória...
“A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.”
Gabriel García Márques
1.O gênero memórias literárias...
a)Explora o ambiente em que o aluno vive.
b) Traz uma abordagem nostálgica da cidade.
b) Traz uma abordagem nostálgica da cidade.
c)Ajuda o indivíduo a planejar mudanças na cidade onde vive.
d)É um meio de articular o passado ao presente – a história de cada indivíduo traz em si a memória do grupo social a que pertence.
d)É um meio de articular o passado ao presente – a história de cada indivíduo traz em si a memória do grupo social a que pertence.
2.Resgatar as lembranças das pessoas mais velhas relacionadas ao lugar onde vivem é muito importante para:
a)Conhecer sua opiniões.
b)Constituir o sentimento de pertencer ao lugar onde vive
b)Constituir o sentimento de pertencer ao lugar onde vive
c.Saber com exatidão os acontecimentos ocorridos no lugar.
d)Respeitar todas as informações dos mais velhos.
d)Respeitar todas as informações dos mais velhos.
3.No trabalho com memórias literárias, o aluno será colocado no lugar do pesquisador que busca recuperar a memória coletiva sua cidade por meio de:
a)Entrevista.
b)Pesquisa de livros
b)Pesquisa de livros
c)Observação de objetos contemporâneos.
d)Visita aos pontos turísticos da cidade.
d)Visita aos pontos turísticos da cidade.
4.Para marcar um “tempo de relembrar”, que é o tempo das memórias, o autor usa:
a)Os verbos no futuro.
b)Os verbos no pretérito perfeito, imperfeito e algumas palavras e expressões.
b)Os verbos no pretérito perfeito, imperfeito e algumas palavras e expressões.
c )A descrição do espaço.
d)A evocação dos sentimentos e impressões.
d)A evocação dos sentimentos e impressões.
5.Os autores evocam emoções, sentimentos, sensações quando discorrem sobre o tempo passado. Esse recurso é utilizado para:
a) Convencer o leitor de sua opinião.
b) b) Fazer uma reportagem sobre a cidade.
c) Mobilizar, enredar e atrair o leitor.
d) Revelar os costumes da época.
6.Ao escreverem memórias literárias, os autores recorrem....
a)Aos recursos de linguagem poética: rimas, aliterações e metáforas.
b)À ordenação de fatos ao longo do tempo.
b)À ordenação de fatos ao longo do tempo.
À descrição de um acontecimento que presenciaram.
d)À comparação entre o tempo antigo e o atual, evidenciando as diferenças e mudanças ocorridas.
d)À comparação entre o tempo antigo e o atual, evidenciando as diferenças e mudanças ocorridas.
7. Um texto de memória tem como objetivo resgatar o passado, com base em lembranças de depoimentos de alguém mais velho da comunidade. No momento da produção textual, o autor deve se colocar na posição do entrevistado, escrevendo em primeira pessoa.Isso significa que o texto deve...
a)Detalhar todas as informações ouvidas durante a entrevista.
b)Fazer uma reinterpretarão das informações coletadas que resulte em um texto da natureza literária .
Referências: Caderno Na ponta do Lápis n ° 11; pág. 38 e Caderno Na ponta do Lápis n ° 9 ;pág. e 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário