sábado, setembro 15

                   Produção de texto

A mudança do velho Chico

O que um dia foi uma floresta que nem tinha sinal de vida humana. O rio que era cheio e rico de peixe mudou muito. Agora no lugar da floresta é um povoado de chão com vendedores de peixe loucos por clientes. E o rio que era tão cheio estar com monte de areia no meio que se chama coroa.                                                                                                                     As ilhas que eram tão grandes se romperam estão separadas umas das outras. Os pássaros estão extintos que as pessoas mais velhas diziam que as codornas, as perdizes, os bambus atravessavam as estradas andando tranquilas pela frente da gente. Hoje podemos ir lá no fundo  da floresta que ainda temos e não vemos nem os rastros delas.             
Mas enfim nosso povoado é tranquilo, tem aqueles que o seu emprego como professor, moto táxi e vigia e tem aqueles que vivem da pesca e tem um monte de barcos estacionados na beira do rio, e eles conseguem sustentar suas famílias através da pesca no Rio São Francisco que esta secando, mas ainda tem peixe.       
 Vamos todos cuidarmos do rio e preservarmos, pois é a nossa fonte de vida.

Aluno (a): Laivan Francisco de Araújo 
 / Escola Municipal José Caraíbas



Produção textual

Cidade sem lixo 
        Quando eu era criança achava que o mundo era um conto de fadas, mas percebi que não era bem assim...
   Quando agente é criança tudo parece ser mágico, um passo, um sorriso, e uma brincadeira, tudo parece acontecer como num passo de mágica, pois agente cresce e começa os problemas como: a poluição, o desmatamento, a violência e parece que os nossos olhos se abrem e nós vemos como o mundo realmente é, e mesmo assim nós não fazemos nada.              
     Minha cidade Serra do Ramalho, por exemplo, esta pouco suja, principalmente na época de festa, quando começa a famosa “vaquejada”. Uma festa linda cheia de tradição que é comemorada no mês de “São João”. A cidade fica linda toda enfeitada com bandeirolas, sem contar as comidas típicas que são maravilhosas, porém as festas acabam e só fica o lixo, copos descartáveis latinhas de refrigerante e garrafas pet, isso acaba com a nossa cidade. E como nós não gostamos de viver no lugar que tem lixo preciso fazer alguma coisa. 
  E isso não é o pior de tudo, o pior é que em nossa cidade não tem nenhum meio de reciclagem, e todo esse lixo acaba indo para o lixão, prejudicando o meio ambiente que é uma das coisas mais preciosas do nosso mundo.                                                                    Então vamos preservar nossa cidade e pensar duas vezes antes de jogar lixo no chão para não nos prejudicar-nos.                                                                                                                        Antes que eu me esqueça, com tudo isso mesmo assim esse interiorzinho continua lindo sossegado, e todas as pessoas que vivem aqui são felizes com o que têm.
Cuide bem de sua cidade!
Aluna: Danielle Ferreira Leite
Escola Castro Alves – Serra do Ramalho - BA